Como acessar a Deep web sem medo


Não sei quantos de vocês sabem a respeito do assunto, mas percebo que muitas pessoas tem uma ideia completamente errada sobre o mesmo. Para quem não conhece aqui vai uma rápida explicação: a internet que a maioria de nós conhecemos com seus blogs, e-mails, redes sociais e afins representa uma parcela ínfima da totalidade de conteúdo disponível online. Os conteúdos da internet navegável usualmente (chamada surface web) são todos indexados em mecanismos de busca como o Google e isso torna fácil a sua localização e rastreamento. Entretanto, nem todas as pessoas desejam que seus conteúdos estejam acessíveis ao grande público e a partir de então optam por não tornar esses conteúdos disponíveis na internet “normal”, seja por sua publicação em fóruns ocultos na deep web ou pelo simples desejo do usuário de não indexar seu site no google. Ou seja, basicamente qualquer site que você não deseje tornar acessível pelo google se torna automaticamente parte da deep web.

Acontece que muitas pessoas tem um certo temor por acessar essa parte oculta da internet e muitas vezes isso gera um grande receio por parte dos leigos. Estima-se que a deep web seja de 80 a 100 vezes maior do que a internet navegável e isso obviamente nos dá acesso a uma quantidade realmente absurda de conteúdo que podem ou não ser aproveitáveis. A deep web funciona a partir de fóruns onde pode-se encontrar toda a sorte de pessoas e ideias. É o lugar ideal para atividades ilícitas como pedofilia, compra e venda de drogas, tráfico de órgãos, transmissões ao vivo de lutas até a morte e até encomendar assassinatos. Também é o lar dos crackers (hackers que usam seus conhecimentos para atividades ilegais), assim como o lar de grandes fóruns de discussão sobre pesquisas, enormes acervos acadêmicos, trabalhos não publicados, ebooks, arquivos em torrent. Muitas pessoas procuram criar fóruns para terem privacidade e discutir temas que lhes sejam relevantes (a wikileaks surgiu aqui). Como podem ver, assim como a surfasse web, o tipo e a qualidade da informação vai depender totalmente do usuário e do que ele procura. No final deste post vou disponibilizar alguns links para consulta.
Para ter acesso a deep web você vai precisar primeiramente do navegador Tor que usa como base o Mozilla Firefox. Uma vez instalado o Tor você está pronto para navegar na deep web de maneira anônima e aproveitar o seu conteúdo. Contudo devo alertá-los que ela funciona um pouco diferente do que você está habituado. Como disse anteriormente a deep web funciona com base em fóruns e muitas vezes você vai precisar de convite ou do link para ter acesso a tais fóruns. Existem alguns buscadores semelhantes ao Google como o Ahmia que dizem usar uma engine semelhante, assim como a hidden wiki que é a irmã gêmea da Wikipedia, entretanto nenhum deles vai te dar acesso irrestrito a todos os conteúdos. A deep web funciona por camadas e algumas dessas camadas só estarão acessíveis a você se um determinado grupo de pessoas assim desejar e quanto mais fundo você for mais bizarro pode ficar.


Ouço muitas pessoas que dizem que acessar a deep web vai fazer com que o FBI lhe rastreie ou que você vai automaticamente infectar o seu computador com algum vírus. Isso é uma grande mentira! Acessar a deep web não é crime e se você não fizer nada ilegal não tem nada o que temer. Você precisa usar o bom senso e saber onde e no que está se envolvendo do mesmo modo que você faz habitualmente na internet. Tudo depende do usuário e do que ele está procurando. Há coisas ruins? Sim! Há coisas boas? Definitivamente sim! Mas o mundo é assim e a deep web é um reflexo disso.

Espero que tenham gostado da minha explicação e que este texto tenha desmistificado um pouco a ideia de que todo conteúdo da deep web é ruim, pois ela é tão ruim ou tão boa quanto o próprio ser humano. Ah e uma última dica: a grande parte do que é publicado na deep web está em inglês, então se o idioma do tio Sam não é o seu forte recomendo que use e abuse dos tradutores online para que possa aproveitar melhor tudo o que ela pode te oferecer.

Links para consulta:
ü  https://www.torproject.org/  Download do Tor  
ü  https://ahmia.fi/search/  ahmia buscador online
ü  http://hmybz2aqe7whj7qr onion/wiki/Main_Page  Um dos links da Hidden Wiki
ü  http://sx3jvhfgzhw44p3x.onion/   Wikileaks original, antes de ir para a surface
ü  http://xqz3u5drneuzhaeo.onion/users/...ooks/000i.html Livros disponíveis no site, fantasia, ficção, espionagem, religião, segredos financeiros.
ü  http://kpynyvym6xqi7wz2.onion/files.html  Parazite - Arquivos, tutoriais, etc.

ü  http://ogatl57cbva6tncg.onion/  Exílio, fórum brasileiro com diversos assuntos 

JJONATHAN SPECHT, COLUNISTA 

Share:

0 comentários